quarta-feira, 4 de abril de 2012

O Brinde!


     
     O brinde é um costume muito comum e bastante difundido em todo o mundo. É uma tradição universal e está presente em diversas culturas.Algumas pessoas brindam sempre que têm a oportunidade, outras apenas em comemorações, e há quem entenda que somente pode ser feito com bebidas alcoólicas. Mas, afinal, quando devemos brindar? O que diz a tradição sobre o brinde?
A origem histórica do brinde, por si só, não é muito clara. Há registros (século IV) que na Grécia e na Roma Antiga a tentativa de assassinato entre inimigos era comumente praticada através do envenenamento de bebidas. Com isso, para provar que a bebida que estava sendo servida na ocasião não estava adulterada, o anfitrião do evento punha um pouco da bebida do convidado em seu próprio copo, e com um brinde selavam a confiança entre ambos, devendo, após, ingerir simultaneamente a bebida. Acredita-se que o hábito de se propor "saúde" tenha essa mesma origem. 
Outra possibilidade nos leva também aos gregos e fenícios, que erguiam suas taças como uma oferenda simbólica aos deuses para saciar sua sede. Os romanos adotaram um hábito semelhante, onde derramavam um pouco da bebida no chão – que no Brasil se transformou no popular “dar um gole pro santo”.
    
     Para muitos a batida das taças é apenas para que os cinco sentidos estejam envolvidos na degustação da bebida. Em geral, essa vertente está ligada ao consumo do vinho. Pois é, o vinho mexe com todos os nossos sentidos: a audição: com o bater das taças, o tato (desde quando abrimos a garrafa até quando envolvemos a taça em nossas mãos), o olfato (na apreciação dos aromas), a visão (na análise da coloração) e, finalmente, o paladar. 
     Bom, e depois de tudo isso, o importante é que o feriado está chegando, então vamos brindar e beber mais um pouco...

Um brinde a todos nós!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário